quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

DÊEM A VOSSA OPINIÃO!!!


Meus amigos, primeiro que tudo peço desculpa por não escrever há já algumas semanas, mas primeiro que tudo queria ver o que se iria passar num mês tão complicado como o de Fevereiro, e também porque houve alturas de desanimo de não saber o que escrever.

Chegado a meio de um caminho, e tendo como resultado a não participação dos adeptos, um descalabro a nível de resultados desportivos, mesmo nas modalidades... Acho que está na altura de se parar e pensar no que queremos, e no que devemos fazer para que isto não se volte a repetir. Estamos muito a tempo de iniciarmos a preparação da próxima época, com pessoas definidas, objectivos definidos, e sendo coerentes.

Primeiro... O que é que se pode ainda fazer esta época???

Minha opinião: Tentar lutar pelo o quarto lugar que nos dará acesso à Liga Europa, não podendo haver desculpas para não se ter atingido. Já que não temos mais nada para lutar, então que lutemos pela liga Europa para honrar uma época, e uma casa que não merece o que lhe andam a fazer. Como??? Indo o mais longe se possível na prova, e se não passarmos desta fase que ao menos se volte a sentir aquilo que tantas vezes se sentiu em Alvalade... Eles deixaram tudo em campo, e por isso merecem esta salva de palmas. Se tiverem duvidas sobre isto vejam o Sporting - Real Madrid, que depois de termos sido eliminados, estavam mais de cinquenta mil pessoas a gritar Sporting.

Segundo... O que correu mal esta época???

Minha opinião: São varias as coisas que correram mal... Não desfazendo a escola do Sporting, pois tem mais que mérito e tem sido a nossa salvação durante anos e anos, temos que concordar que não se pode ter uma equipa em que a média de idades ronda os vinte e poucos anos a jogar sem ter lideres juntamente com eles. Lideres a quem eles vejam como referências. Lideres que lhes mostrem que não têm lugar garantido, lideres que lhe consigam mostrar a calma em momentos de pânico, lideres que saibam os valores do SPORTING, lideres que queiram fazer com estes miúdos algo de inesquecível.
Outra das razões que me parece importante, é que na vida tem que se saber quem manda... A quem é que se presta contas! Senhor Presidente JEB, se me permite gostava de saber onde anda? Gostava de saber se só vai aparecer quando ganharmos? Se sabe que o Sporting em quatro jogos sofreu 12 golos e marcou quatro? Se sabe que os adeptos andam tristes, e que existem comentários como " Não quero acabar como o Belenenses!"?
Senhor Presidente, temos que parar e reflectir como é possível termos numa época três directores desportivos? Temos que parar para pensar como é que não se tem dinheiro para irmos buscar um jogador como Rúben Micael, mas temos dinheiro para ir buscar Pongolle? Não pondo em causa o seu mérito, mas a verdade é que o Rúben já se mostra no Porto, e mais uma vez a nossa contratação demora em mostrar-se. Temos que parar para pensar o que queremos para o Sporting?

Que objectivos queremos para a próxima época?
- Queremos o Carlos Carvalhal para treinador na próxima época? Se sim, definir isso já, para que se possa começar a trabalhar hoje para se ter resultados amanhã. Se não o queremos, mostrar que somos uma equipa como as grandes, dando o exemplo do Bayern de Munique, em que dizemos mas assumidamente que contamos com o Carlos Carvalhal até ao final da época, mas apresentamos o nosso treinador para a próxima época, para que possamos começar a trabalhar com ele, para atacarmos os objectivos que queremos na próxima época.
Esta escolha é fundamental para se poder começar a criar uma nova temporada!!! É preciso saber Senhor Presidente se quer continuar à frente do nosso Clube, se tem força, vontade, disponibilidade, mesmo sabendo que neste momento não poderá falhar. Pode desculpar-se sempre que não teve tempo para a preparação da época, e se quer que lhe diga até estou de acordo, mas se não começar desde já a mostrar que quer mudar esta situação, acho que não terá mais desculpas credíveis. O que se passa hoje no Sporting é muito mau, mas vamos e estamos a tempo de mudar toda esta situação, mas para isso precisamos que os nossos responsáveis actuem. Se não o quiserem fazer então saiam e dêem lugar a outros que sentem vontade e querem fazer melhor!

Espero que estas palavras não sirvam só para encher o blogue deste núcleo fantástico que já conta com mais de duzentos membros. Também nós temos que mudar... Não pode ser normal, e acharmos normal apesar dos resultados menos bons do Sporting, não ter existido uma única resposta à iniciativa Leão da Estrela! Não consigo achar normal que no dia do Sporting-benfica, terem aparecido duas ou três pessoas no café Magriço, quando foram muitos aqueles que foram ao jogo. Este núcleo tem como ideia fomentar o espírito de equipe entre todos aqueles que trabalhemos na TAP-PORTUGAL, e que temos este amor incondicional pelo o Sporting Clube de Portugal.

Apesar de termos sido humilhados no últimos tempos, por equipas rivais, continuamos aqui a demonstrar um amor gigante pelo o nosso clube e isso faz-se através da participação na vida do nosso clube, através de se comentar aquilo que se escreve, através de novas ideias, através de mostrar que estamos vivos e que queremos que tudo isto mude!
Para isso é preciso a participação de todos!! E na minha opinião não se deverá criticar sem dar soluções. Se achamos que está mal apresentemos soluções, e não criticar por criticar!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL... E já agora quero que saibam que não escrevo esta frase simplesmente por escrever, mas porque acredito mesmo nela!

CAB Sequeira

7 comentários:

  1. Olá Sequeira,

    Subscrevo totalmente o teu post. Infelizmente estamos com maus ventos, e tudo o que tocamos transforma-se em problema.
    O Sá Pinto, infelizmente, trouxe problemas, o Presidente com a sua ausência, infelizmente trouxe problemas, além de que me provocou uma tristeza enorme. Não sei o que o levou a estar desaparecido, mas remunerado como é, tem que ter SEMPRE como prioridade fulcral o SPORTING!
    Já na altura em que se falava do Paulo Bento, eu dizia que o grande problema era internamente, a fractura da massa associativa é evidente, e o abandono às modalidades é muito triste.
    Não sei o que se pode fazer, não sou gestor, não sou Presidente, mas sou sócio/adepto com muitos anos de ALVALADE. E só vejo uma solução, olhar em frente, apostando nos valores que querem mostrar o seu valor. Que deixam tudo em campo, mesmo que corra mal.
    Relembro com saudade esse Sporting-Real Madrid, que mesmo perdendo a eliminatória, com o único golo de cabeça na vida do Michael Laudrup, a equipa foi aplaudida do principio ao fim do jogo...porque deu tudo...e é isso que hoje não vejo.

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos,
    Fico muito contente com esta V/ iniciativa (blog). Falei recentemente do V/ núcleo da TAP na minha coluna no Jornal Sporting «A Nossa Familia é Sagrada», defendendo que o futuro dos núcleos do nosso Clube passa por este dinamismo, como o vosso, dentro de outras organizações. Ganha o Clube e ganham as empresas. E vcs poderão dar um forte e decisivo contributo através do V/ próprio exemplo.
    Bom trabalho.
    Fernando Gaspar Barros
    fernandobarros99@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. É com gosto que existem pessoas que comentam e e que ainda acreditam que vamos voltar a ser aquilo que sempre fui habituado a ser...

    O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

    É bom ter-te de volta Nove, e é um grande prazer receber um comentário seu Fernando!

    Em nome do núcleo da TAP, muito obrigado!

    CAB Sequeira

    ResponderEliminar
  4. Carlos,

    É uma tristeza ver que, para além dos jogos, e dos títulos, estamos a perder a crença, a ambição e o orgulho...

    Como é que se dá a volta?

    A meu ver, mais do que outra coisa qualquer, dá-se a volta com liderança e decisão.

    Os problemas actuais surgem todos de uma falta de liderança gritante, de falta de rumo e de experiência que fez com que em 6 meses tivéssemos 3 directores desportivos, 2 treinadores (sendo que o actual foi a 4ª ou 5ª escolha), estamos fora de todas as competições de futebol em Fevereiro (com excepção da liga europa), falhámos a contratação do treinador do lanterna vermelha, perdemos (mais uma vez) um grande jogador para o Porto (por meio milhão de euros), estamos em 3º lugar no futsal e em 7º no andebol. Só nos safa o atletismo onde o prof. Moniz Pereira não perdoa.

    E podemos pegar no exemplo do atletismo para demonstrar o que é uma fórmula de sucesso...

    Clareza de objectivos, investimento, decisão e uma equipa que em 15 anos ganha 14 vezes, foi uma vez campeã europeia, várias vezes ficou no pódio e actualmente é vice-campeã e favorita a ganhar este ano.

    É claro que poderemos dizer que é mais fácil no atletismo do que no futebol, é verdade, mas e então as outras modalidades?
    Como é que deixámos de ganhar no futsal? Como é que não ganhamos no andebol onde temos o maior palmarés nacional?

    É por falta de dinheiro? NÃO!!! É por falta de vontade, de orgulho e de competência!

    Como é que deixamos sucessivamente fugir os melhores jogadores da equipa de futsal para o benfica?
    Se me dizem que é falta de dinheiro, eu respondo que é mentira! O orçamento do futsal é uma migalha no orçamento do clube. 4 ou 5 mil euros mensais a um jogador não podem justificar ver um capitão mudar-se para o nosso maior rival, e pior que tudo, deixar tornar isto uma prática recorrente.

    Como é que no andebol ainda não fomos buscar os dois miudos do Xico? Mais uma vez estamos à espera que alguém lá vá primeiro e depois dizemos que eram muito caros...

    Se isto é assim nas modalidades, como é que esperam que no futebol seja diferente?

    Espero que o nosso presidente acorde de vez e, das duas uma, ou toma desde já decisões acertadas e firmes que nos permitam utilizar esta época como uma rampa de lançamento para um futuro imediato ou então assume que não é capaz de liderar uma instituição desportiva e volta para a banca!

    Espero que este(s) senhor(es) se apercebam de uma vez por todas que o Sporting não é só números e contas, mas sim orgulho, dedicação, devoção e glória e que se apercebam que uma gestão responsável e competente tem necessariamente de correr riscos pois é no risco que se vêem os grandes líderes e os vencedores.

    Já chega de discursos derrotistas e de coitadinhos!

    Está na altura de ocuparmos o lugar que nos pertence por direito e que em vez de querermos ser respeitados, voletmos a ser temidos!

    Somos 2,8 Milhões em Portugal e devemos ter pelo menos outros tantos no estrangeiro (entre emigrantes e Palop). Custa-me a perceber como é que num mercado com 5 milhões de consumidores num produto que é consumido avidamente e que tem uma exposição mediática gigante, estamos constantemente a queixar-nos das despesas em vez de nos preocuparmos sim em aumentar as receitas.

    Pensem assim, se 50% dos sportinguistas gastassem 60 euros por ano (5 euros por mês) com o Sporting teriamos uma facturação anual de 150 milhões de euros (o triplo do actual).

    É óbvio que isto não é fácil e que estas contas são feitas às 3 pancadas, mas isto é só para mostrar o enormíssimo potencial que estamos a desperdiçar e nem nos damos conta disso...

    Se tivermos vontade, protegermos e honrarmos o nossa história e o nosso orgulho e formos competentes vamos definitivamente voltar a ser grandes e a ganhar!

    "Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam. Aquele que se ultrapassa a vencer os inimigos triunfa antes que as suas ameaças se concretizem. As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas!" Sun Tzu

    ResponderEliminar
  5. Meu querido amigo Sequeira, acabei de ler o teu post e todos os comentários com atenção. Muita coisa já se disse e escreveu sobre os porquês desta época horrível que o nosso clube está a fazer. É evidente que não começámos bem esta época, falta de dinheiro, contratação de jogadores de qualidade muito duvidosa e a não renovação de outros que deveriam ter efectuado mais 1 época de leão ao peito, tipo Derlei, etc,etc,etc.
    Na minha opinião de sócio\adepto, e tu sabes disso, toda esta estrutura frágil do futebol do Sporting acabou por ruir quando nós sócios\adeptos\sportinguistas fizemos a cama a quem aguentava isto tudo. Sei que neste momento não estou a acrescentar nada para a actual situação do nosso clube, mas não era preciso ser bruxo para adivinhar que isto ia acabar por acontecer... Sempre fui pró Paulo Bento e para mim o despedimento do homem acabou por não ser nenhuma solução, mas sim, acabámos por nos enterrar ainda mais. Sei que águas passadas não movem moinhos, mas este mês tive muitas vezes saudades do Paulo Bento!...
    Bem, de resto garanto-te que subescrevo as tuas palavras. Neste momento é essencial começar a trabalhar a próxima época, não me interessa quem é o presidente, quem é o treinador, ou director desportivo!! Temos que ter a consciência que não há insubstituiveis, a coisa mais importante é o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, e este clube centenário e todos os seus associados merecem muito mais respeito!
    Temos que puxar todos para o mesmo lado para fazermos a diferença. O momento não é fácil, mas 1 coisa é certa, enquanto tiver forças continuarei a lutar pelo meu clube! Somos grandes!

    Aquele abraço!

    C\B Carlos Silva

    ResponderEliminar
  6. Amigos, recomendo a leitura e analise deste post sobre o nosso clube... à muito que não lia nada tão correcto e racional ... pode doer mas ...



    http://qhadenovonomercado.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Anónimo...já li o o post que puseste, estou de acordo em muita coisa. Mas gostava que isto fosse um blog de debate e de soluções!

    Mais uma vez aqui não se apresetou nenhuma... A unica que li foi mandar a esquipa quase toda embora, e não sei se essa é possivel e mesmo se a melhor!

    Gostaria de saber qual é a tua opinião...Um abraço e obrigado.

    Carlinhos, o Paulo Bento aqui seria só mais um, e não sei se a solução!!!

    Um abraço

    VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!

    CAB Sequeira

    ResponderEliminar